(TUT) Medidas para evitar ataques DDoS

Descrição:
Os ataques DoS/DDoS tem vindo a aumentar bastante nos últimos meses, e com isso é preciso implementar medidas para evitar que seu servidor seja atacado. Se você é daqueles caras que prefere ter um servidor hospedado no seu computador para evitar gastar dinheiro e está aguardando algum milagre, então já pode fechar este tutorial. Não há nenhuma forma de evitar um ataque DDoS a 100% e muito menos num servidor online cujo o protocolo é 17 (UDP), o que podemos fazer é implementar medidas para reduzir a probabilidade disto acontecer.




Você precisará de:
- Virtual Private Server (VPS) Linux
- Cérebro.

Procedimentos:
Em primeiro lugar devemos proteger a máquina de ataques RANDOM que são feitos através de portas aleatórias que estejam abertas, é muito frequente atacarem a porta 22. Este tipo de ataque atualmente é muito perigoso, principalmente nos servidores da OVH, em que a proteção dos servidores dedicados em Layer 4 é quase perfeita, mas quando se trata de VPS a história é outra, há vários metódos RANDOM que fazem bypass aos planos básicos da OVH.

Solução:
Configuramos algumas regras no iptables para permitir somente o seu IP a estabelecer uma conexão à porta 22.

Em "SEUIP" deve modificar pelo seu IP público, se você não sabe o seu IP pode verificar-lo neste site.

Se utilizar um servidor mysql, deverá fazer o mesmo procedimento para a porta 3306.

Se você utilizar alguma conexão remota para o mysql, por exemplo, um UCP terá de permitir o IP da máquina em que está hospedado o mesmo.
Editar_No_HTML
Em segundo temos de proteger contra os ataques ICMP que já são velhos mas continuam a funcionar e bastantes empresas Hosting continuam vulneráveis. Este tipo de ataque são os mais perturbadores, na minha opinião. Eu já explorei esta vulnerabilidade muito a fundo, desenvolvi um script em línguagem C em que mandava milhares de requisições a um servidor e o mesmo deixava de responder. Vou deixar abaixo um metódo de proteção.



Em terceiro, há os ataques UDP Flood que a maioria das empresas de hospedagem games oferece uma mitigação. Vou deixar abaixo algumas regras.

Quarto e terminando, não façam igual muitas pessoas que estou vendo... Muitos colocam o servidor e o UCP na mesma máquina, isso é um erro extremo. Ao fazerem isto, a probalidade de receberem ataques triplica e não é recomendável ter um servidor web e game na mesma máquina.

Há outros métodos para derrubar um servidor, tal como exploits e também falhas nos gamemodes. Este tutorial o foco é somente DoS e DDoS, para as outras formas farei um tutorial diferente.


Créditos:
- Koplan

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